
Por Silvia Serri, fisioterapeuta
Uma boa postura não é apenas sobre a aparência ou evitar dores nas costas. Está diretamente ligada à nossa capacidade de respirar. A forma como você respira pode afetar diretamente a sua postura e vice-versa.
Nossa coluna vertebral e caixa torácica foram projetadas tecnicamente para proteger e facilitar a função dos pulmões. Uma postura alterada pode restringir essa função de várias maneiras:
1. Compressão Pulmonar: Quando alguém se curva para frente, limitando o espaço disponível para a expansão do pulmão e restringindo a entrada do ar. Como por exemplo, durante a posição sentada, postura essa comum a atividades como o home-office e, muitas vezes mantida por um tempo prolongado.
2. Restrição Diafragmática: Pode dificultar o movimento do diafragma, o principal músculo da respiração, reduzindo a eficiência da respiração.
A musculatura do tronco tem as duas funções, respiratória e postural. Quando os músculos respiratórios trabalham com uma carga maior, podem gerar uma alteração na geometria da parede torácica, modificando a configuração.
Com o alongamento dos músculos respiratórios, é possível abaixar a caixa torácica, dar mobilidade às costelas, aumentar a mobilidade do diafragma e ajustar tempos insp e expiratório, possibilitando assim uma respiração com menos esforço.
A relação entre a respiração e a postura é intrinsecamente ligada à saúde e ao funcionamento adequado do corpo.
Não negligencie sua postura; respire bem e viva melhor.
Deixe um comentário