
Fotobiomodulação com Silvia Serri Fisioterapeuta
No vasto mundo da fisioterapia, são utilizados diversos recursos que podem ser usados de forma isolada ou associada para o tratamento de uma variedade de condições. Hoje, vamos explorar uma dessas técnicas, a Fotobiomodulação, utilizada pela Silvia Serri Fisioterapeuta.
O que é Fotobiomodulação (Laserterapia)?
Em sua essência, a fotobiomodulação, muitas vezes chamada de laserterapia, é uma técnica que se utiliza de fontes de luz específicas para produzir efeitos fisiológicos e terapêuticos nos tecidos que a absorvem.
Luz Vermelha e Infravermelha: A Chave para o Alívio da Dor
Ao incorporar a fotobiomodulação em tratamentos clínicos, muitos profissionais optam por luzes nas faixas do vermelho e infravermelho. Isso ocorre devido aos ótimos resultados apresentados, principalmente na analgesia, ou seja, no alívio da dor.
Como funciona? Entenda o Processo
Analgesia: Ao usar esta técnica, há uma liberação de beta-endorfinas nos tecidos, o que significa que menos sinais de dor são enviados ao sistema nervoso central. Em resumo, menos dor é sentida.
Antiinflamatório: Outro benefício é o efeito antiinflamatório.
A fotobiomodulação atua inibindo a produção de prostaglandinas, reduzindo assim a inflamação e, por consequência, a dor.
Redução do Edema: A técnica também promove aumento na microcirculação sanguínea e linfática, o que ajuda a reduzir o edema. Com menos inchaço, há menos pressão sobre as terminações nervosas, muitas vezes já sensíveis devido à inflamação. Resultado? Menos dor.
A aplicação é indolor, rápida e eficaz.
E o melhor? A técnica pode ser usada tanto sozinha quanto em conjunto com terapias manuais e
exercícios, proporcionando uma abordagem holística e abrangente para aliviar a dor e melhorar a qualidade de vida dos pacientes.
Não sofra mais com dores, agende agora mesmo seu tratamento e melhore sua qualidade de vida.
Deixe um comentário