
LIBERAÇÃO MIOFASCIAL: UM GUIA COMPLETO POR SILVIA SERRI
O que é Liberação Miofascial?
A liberação miofascial é uma técnica manual utilizada para aliviar tensões e dores musculares através da manipulação da fáscia, o tecido conjuntivo que envolve músculos, ossos, órgãos e estruturas do corpo. A fáscia confere forma e contorno ao nosso corpo, e tensões nesse tecido podem levar a dores, limitações de movimento e outros problemas de saúde.
Como Funciona a Liberação Miofascial?
Na minha prática, aplico pressão manual através de uma carga sustentada, oblíqua e dependente do tempo em áreas específicas do corpo. Imagine estar usando uma roupa de mergulho muito justa que está torcida e repuxada; isso representa a fáscia. Ao reorganizar esse tecido fascial, “alargamos” essa roupa interna, o que ajuda a relaxar os músculos, melhorar o fluxo sanguíneo e aliviar a dor.
Quais São os Benefícios da Liberação Miofascial?
Os benefícios incluem a redução da dor crônica, aumento da flexibilidade, melhora na postura e mobilidade, e alívio da tensão e estresse muscular. Esta abordagem é particularmente benéfica para condições como dores musculoesqueléticas, dor nas costas e tendinites.
Quando Considerar a Liberação Miofascial?
Considero a liberação miofascial quando você enfrenta dor persistente, rigidez muscular ou alteração postural. Sinais como dor que não melhora com tratamentos convencionais ou restrição no movimento também são indicativos.
O Que Esperar Durante uma Sessão de Liberação Miofascial?
Durante a sessão, aplicarei pressão sustentada com as mãos, vetor de força em ângulo de 45º, durante um tempo determinado em pontos específicos do seu corpo, conforme avaliação prévia. A técnica não deve ser dolorosa, pois a carga mecânica é sustentada no limite de deformação possível do tecido.
Dicas para Potencializar os Resultados da Fisioterapia:
Após a liberação miofascial, os tecidos estarão mais hidratados e deslizantes, o que permitirá a associação de exercícios de reeducação do movimento pelo fisioterapeuta. Sugiro também exercícios de alongamento e fortalecimento como auto cuidado.
Por Que “Intervenção Miofascial” e Não “Liberação Miofascial”?
Recentemente, tem sido sugerido considerar o termo “intervenção miofascial” ao invés de “liberação miofascial”. O tecido conjuntivo da fáscia é muito rígido e não pode ser liberado. Buscamos hidratar os tecidos para que escorreguem e tenham maior liberdade e fluidez de movimento. Estudos científicos indicam que esta técnica modula ativamente o tecido fáscial, influenciando sua mobilidade e função através de estímulos mecânicos controlados, crucial para a eficácia do tratamento.
A liberação miofascial pode ser uma ferramenta transformadora em seu caminho para a recuperação e bem-estar. Venha experimentar uma nova forma de cuidar da sua saúde. Não hesite em entrar em contato comigo, Silvia Serri, CREFITO-3 4573-F, para discutir como essa técnica pode ser integrada ao seu plano de cuidados de saúde.
Deixe um comentário